Gabriella Nogueira
Priscila Mazochi
Renata Yao
CSO 6B
Academia “Medida Certa”
- Público-alvo: Homens e mulheres de 20 a 35 anos da classe C, que estejam preocupados com a saúde e, portanto pagariam uma mensalidade (ainda que baixa) por uma academia. São pessoas que se preocupam a aparência física e na maioria das vezes procuram a academia como meio de se socializar e como fuga do stress cotidiano. São jovens, freqüentam festas e baladas e gostam de estar rodeados de amigos. A carga horário de trabalho dessas pessoas é alta e vêem a academia como meio de entretenimento.
- Missão: ser top of mind em academias acessíveis e qe entreguem qualidade.
- A academia contará com um serviço básico de personal training (1ª aula monitorada por um personal qualificado) e possuirá o básico de aparelhos, sem excedentes para que possamos garantir o “low cost”.
- Não possuirá aulas como pilates, yoga, etc. Será somente a academia e os aparelhos para esta finalidade.
- A empresa: trata-se de uma academia voltada para a classe C.
A Medida Certa contará com um salão equipado de aparelhos de ginástica e de alguns instrutores que irão acompanhar os alunos em sua série de exercícios. Visto que a classe C gosta de ir a academia para malhar e para conversar com os amigos, a Medida Certa também possuirá uma lanchonete para que os alunos possam disfrutar de um momento mais descontraído após o treino. Não serão oferecidas aulas em grupo e ficará aberta 24 horas por dia.
Análise do setor:
Poder de Barganha dos fornecedores
O poder de barganha dos fornecedores é baixo.. Os principais fornecedores de academias de ginástica são fabricantes de aparelhos de ginástica como esteiras, bicicletas ergométricas e aparelhos de musculação. O setor possui muitas empresas fornecedoras e ainda é comum as academias não comprarem todos os produtos de um único fornecedor. Os produtos têm uma certa diferenciação, porém não são exclusivos e o custo de troca de fornecedor não é muito alto.
Rivalidade entre concorrentes
A rivalidade entre concorrentes é baixa. O setor de empresas de academias voltadas para as classes C,D e E ainda é iniciante, são poucas as redes voltadas exclusivamente para este público e ainda as empresas estão focadas em regiões geográficas diferentes. A 100% Heliópolis está voltada para clientes da favela do Heliópolis, e a Smart Fite a Bodytech ainda estão regiões de classe A e B.
Ameaça de Novos entrantes
A Ameaça de novos entrantes é alta. Já existem no mercado diversas redes empresas que apesarem de classes C,D e E não serem o foco agora podem vir a ser como é o caso da Bio Ritmo, uma empresa já consolidada no mercado, com diversas academias e bom relacionamento com os fornecedores que abriram uma franquia chamada Smart Fit para atender esta nova demanda.
A academia era usualmente associada ao culto ao corpo, a ao luxo destinado a pequenas camadas da sociedade, hoje, ela virou sinônimo de saúde e bem estar, atingindo cada vez mais pessoas que buscam qualidade de vida.
Segundo Renato Meirelles, diretor da Data Popular, as classes C, D e E representam 66% do público de 4,2 milhões de brasileiros que freqüentam academia de ginástica, a classe C sozinha representa 52%. O preço varia gira em torno de R$40 a R$50 reais, entretanto esse valor pode chegar a até R$150 reais em alguns casos, dada a importância desta atividade para a pessoa.
As academias voltadas para este público são considerados espaços de convívio social, diferentemente de academias da classe A que preferem o atendimento individual , estas academias necessitam ter uma apelo sócio afetivo com seus clientes.
Ameaça de produtos substitutos
Academias não são muito fáceis de serem substituídas por outros produtos/serviços facilmente, pois esse serviço envolve experiência e especialização, além de muitos ativos especializados, por mais que ofereça baixo custo para seus clientes, ela possui aparelhos grandes e de alta especialização, que não são fáceis de serem conseguidos pelas pessoas para colocarem em suas casas.
No entanto, algumas pessoas podem vir a substituir academias por produtos vendidos por lojas como a Polishop, que são compactos e prometem efeitos de academia. Além disso, podem ser substituídos por academias abertas em parques (que não é especializada, porém possui alguns aparelhos); ou ainda prédios que possuam aparelhos, por mais que não haja acompanhamento, esses podem ser utilizados muitas vezes gratuitamente nos condomínios. No caso da classe C, isso não ocorre muito frequentemente, pois os apartamentos são pequenos e tendem a ser baratos, então os prédios não investem dinheiro em lazer no prédio para não encarecer o condomínio/aluguel, porém deve-se considerar como uma opção.
Levando-se em conta a nossa lanchonete como ponto de reunião das pessoas da academia, podemos considerar como concorrência lanchonetes naturais, apesar de que a Medida Certa possui o diferencial de essa lanchonete ser dentro da academia, algo que traz praticidade ao reunir amigos e ao mesmo tempo é saudável.
Apesar disso, o custo de mudança é baixo, tendo em vista que não há apego emocional. Isso faz com que as pessoas, ao possuir outra opção que entregue maior valor a elas, mudem de academia. O que faremos para diminuir isso, é tentar conquistar o emocional de nossos clientes através do encontro que “promoverá” em sua lanchonete, e também com os planos de desconto (trimestral, semestral e anual), que fará com que as pessoas fiquem mais “presas” à academia.
Poder de Barganha dos clientes
O poder de barganha dos clientes é baixo, pois apesar de a barreira de entrada ser alta (o que faz com que a empresa precise muito dos clientes), pois a concorrência de academias voltadas para esse público é baixa, sendo assim a empresa pode manter seus preços sem se preocupar tanto com ações de retaliação da concorrência. Além disso, o nosso negócio consiste em uma rede, e não somente uma unidade, sendo assim a perda de um cliente não é extremamente representativa para o negócio.
Apesar disso, os clientes se preocupam muito com o preço da academia em questão, o que faz com que a demanda seja elástica; pois ao abaixar o preço, ainda que pouco, isso faz diferença no orçamento dos clientes e prospects. Mas ainda assim, o poder de barganha dos clientes é baixo.
Valores atuais no Brasil:
- O Brasil lidera o ranking da América Latina no setor de fitness.
- De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em 2010 este sistema faturou 55 bilhões de reais, valor que representa 19,5% de crescimento em relação a 2007.
- No ano de 2008, 200 empresas passaram a ter franquias para que pudessem crescer, fato que contribuiu para o faturamento do setor e das unidades franqueadas, que somam quase 72 mil reais.
- O país possui 7.350 academias
- Movimentam R$ 1,5 bilhão por ano.
- No entanto, apenas 2% da população frequenta academias.
- Nos Estados Unidos, esse número chega a 15%.
- Explicado pelo baixo poder aquisitivo médio dos brasileiros.
- 1379 redes de franquia, que geram 2.500.648 empregos; sendo 648 deles postos de trabalho diretos e 2,5 milhões indiretos.
- O segmento de esporte, saúde, beleza e lazer mostrou um crescimento de 25,8%.
- Renda. A pesquisa ainda revela que a renda média dos brasileiros cresceu 2,7% entre maio de 2002 e maio de 2008, passando por uma queda de 0,5% entre os mesmos meses de 2008 e 2009. Na sequência, a renda voltou a crescer 4,6% entre maio de 2009 e maio de 2010, até atingir uma alta de 6,1% entre os mesmos meses de 2010 e 2011
- A renda per capita das famílias da classe C varia de R$ 1.200 a R$ 5.174
- Investimento inicial de uma franquia: +/- 2 milhões (projeto arquitetônico, adaptação da obra civil do imóvel, compra e instalação de equipamentos e taxa de franquia, que corresponde a R$ 100 mil).
Análise da concorrência
As concorrentes são redes de academia de bairro voltadas para a classe C,D e E.
Atualmente existem algumas academias voltadas para a classe C, D e E, é o caso da 100% Heliópolis, localizada na favela do Heliópolis que cobra a mensalidade de R%50,00. Segundo Ezequiel Silva, dono do empreendimento “A inadimplência é zero. A maioria das pessoas que mora na região tem casa que ganhou da prefeitura, não paga aluguel. Por isso, tem condições de pagar academia” . Possui cerca de 250 clientes quem tem uma renda média de R$700,00.
A rede Bio Ritmo, lançou em 2009 uma marca de preços mais econômicos chamada Smart Fit, que possui planos de R$49,00 a R$99,00. São 16 unidades em bairros da classe A e B, e bairros de classe média do Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Seu principal público alvo ainda são as classes A e B, a rede acaba de abrir uma academia teste voltada para a classe C em Ceilância cidade do Distrito Federal.
Seguindo esta mesma tendência ao grupo Bodytech, originalmente voltada para classe A e B, abriu as a academia Fórmula com espaço menor e com mensalidade entre R$89,00 a R$149,00.
Segundo a Associação Brasileira de Academias, essas academias, em geral, não possuem ambiente climatizado, tem equipamentos mais simples e não há aula em grupos, conseguindo assim oferecer preços mais baixos.
Estratégia Genérica de competição
A estratégia genérica da Academia Medida Certa é a Liderança de Custo Total, visto que não possui diferenciação e trabalha com preços baixos acessíveis para o seu público alvo.
A estratégia genérica da concorrência é a mesma, Liderança de Custo Total, visto que todos os concorrentes trabalham com preços baixos, sem diferenciação e focam no púbico de pessoas de classe C, D e E. Entretanto, como analisado no perfil do público, percebemos que as pessoas procuram a academia como meio de se socializar, encontrar os amigos e conversar. O diferencial da academia Medida Certa é o bar que ficará na entrada, que oferecerá produtos naturais e com preços competitivos, onde as pessoas poderão se encontrar com os amigos.
Fontes secundárias
SEBRAE – http://www.sebrae.com.br/setor/servicos/segmentos-apoiados/academias-de-ginastica
Error! Hyperlink reference not valid. – http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-so-perde-para-eua-em-numero-de-academias,585706,0.htm
Revistas especializadas
Associação Brasileira de Academias
Marplan
TNS
Nilsen
Gartner
Ti insight
IBGE
Euromonitor
Primárias
Entrevista com presidente das Associação Brasileiras de Academias –
Entrevista com pessoas da classe C
Entrevista com donos de academias
Entrevista com prospects
Conclusão
A partir da análise deste setor, podemos perceber que existem grandes oportunidades para a o projeto empreendedor da rede de academias Medida Certa.
O Brasil apresenta grande crescimento de mercado neste setor sendo que 52% dos brasileiros que frequentam academias pertencem a classe C e este número apresenta tendência de crescimento. Os consumidores desta classe tem mostrado muita preocupação com a boa forma e com a saúde, a maioria deles busca por academias que apresentam o melhor custo beneficio e que estejam localizadas próximo a suas residências ou local de trabalho, a rede Medida Certa oferece todas estas vantagens ao consumidor. Além disso, atualmente existem poucas academias no Brasil que são voltadas apenas para este público e que atendam estas necessidades, a concorrência é baixa.
Este consumidor espera que a academia seja um ambiente de lazer onde ele possa conhecer pessoas, encontrar amigos e conversar, por este motivo, a Medida Certa oferece ao consumidor uma lanchonete onde os alunos poderão permanecer com seus amigos após o treino para socializar, esta lanchonete pode ser um dos fatores que irão atrair o público para a academia, com um ambiente agradável dentro da academia será muito mais fácil manter os consumidores fiéis.
A rede de Academias Medida Certa será o lugar ideal para quem busca saúde e lazer a preços acessíveis, irá possuir equipamentos básicos para treinos de musculação e instrutores que irão acompanhar os alunos no treino, não terá aulas em grupo e não será um ambiente luxuoso, mas será um ambiente agradável para quem deseja manter a boa forma sem gastar muito dinheiro.
Referências
http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Id=1037
http://www.comunidade.sebrae.com.br/servicos/Artigos+e+noticias+sobre+o+setor/31706.aspx
http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Id=1039
http://www.fitnessbrasil.com.br/novo_site/news_detalhe.asp?Id=825
http://www.fitnessmanagement.com.br/mostra_noticias.asp?id=182
http://www.ovale.com.br/regi-o/classe-c-investe-em-qualidade-de-vida-e-muda-perfil-social-1.126525
http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI114174-17152,00-FITNESS.html